quarta-feira, 9 de junho de 2010

Falando de ventos

Mar Encrespado


Nesta época do ano são comuns ventos mais fortes, o que pode representar um grande perigo a embarcações de menor porte, para nós que navegamos de caiaque se torna praticamente insuportável, e isto não se deve apenas a dificuldade de remar, na verdade dificuldade em remar não é nada perante aos perigos que os ventos fortes podem causar.
Para calcularmos os riscos nos baseamos em uma escala:

Escala Beaufort




Há muito tempo durante as navegações, marujos e alguns marinheiros desenvolveram um escala de vento com a descrição apropriada para os diferentes estágios do estado do mar para amenizar os efeito do vento sobre as velas dos navios, que posteriormente traziam prejuízos para as embarcações, mas somente em 1805 o contra almirante britânico Francis Beaufort desenvolveu um sistema numerando os passos dos marinheiros, descrevendo a escala do vento.

Este sistema só foi realmente utilizado em 1834 por um general em um navio britânico e em 1903 quando foi adaptada utilizando a velocidade do vento e introduzindo a fórmula:

U = 1.87B 3/2



onde U é a velocidade do vento em milhas náuticas por segundo e B é o número Beaufort. Já foi aceito internacionalmente o hábito dizer que a força do vento é dada pela aparência da superfície do mar. Algumas organizações como da Comissão da Marinha Meteorológica e a Organização Meteorológica Mundial (OMM, 1970), providenciaram uma tabela com os valores de Beaufort correspondendo com o estado do mar e com a descrição dos valores da velocidade do vento.

Força


Designação m/seg km/h nós Aspecto do mar Influência em terra



 A previsão dos ventos e do tempo pode ser encontrada no METOROMARINHA, aconselho a todos os navegantes olharem previsões, mesmo que não saiam para navegar, pois entender o tempo é fundamental para a vida.

Câmbio, desligo!

Um comentário: