quarta-feira, 26 de maio de 2010

Escolhendo a bateria correta

Depois de muito bater a cabeça, e muito gastar meu dinheiro, acho que encontrei a solução adequada para meu motor elétrico Phantom de 54 libras. Sempre foi dito que o consumo médio de um motor deste porte é de cerca de 10 amperes por hora, como minha bateria tem 80 Ah logo imaginei que navegaria pelo menos 6 horas, mas nunca passei das duas horas de operação continua.

Após muito pesquisar entendi que a capacidade nominal das baterias é muito menor do que a indicada, isso em baterias "normais". A solução então foi ir atrás de uma bateria que me acompanhasse o tempo que eu preciso e encontrei a bateria MOURA BOAT, que com capacidade de 105AH me dara o seguinte resultado comparativo:

Bateria Náutica BOAT Moura de ciclo profundo, específica para uso em ambiente náutico:




Maior durabilidade e mais energia disponível proporcionando uma maior autonomia de utilização do banco de serviço e maior longevidade das baterias.



Comparativo entre uma bateria automotiva e uma BOAT MOURA ambas de 105 Ah.



Energia utilizável, numero de ciclos e energia fornecida durante a vida da bateria:

• Automotiva

Energia Utilizável: 31,5 Ah

Número de Ciclos: 60

Energia Total Fornecida: 1890



• BOAT Moura

Energia Utilizável: 84 Ah

Número de Ciclos: 300

Energia Total Fornecida: 25.200

 
Veja bem, uma comum ( partida de barco, automotiva  ) de 105 AH da apenas 31,5AH utilizaveis, ou seja, a minha de 80 dara  cerca de 25, ou seja, duas horas de navegação, o que esta correto.
 
Ja a bateria BOAT Moura me dara 84AH de energia utilizável, ou seja, cerca de 7 a 8 horas de navegação!
 
 
É tambem um equipamento bem mais caro, cerca de R$ 600,00 mas para ser uma solução definitiva, e poder concretizar meus planos, vale e muito a pena.

É tambem uma bateria mais pesada ( 25 quilos contra 16 da minha mariner atual ).

Vamos testar!

Câmbio, desligo!
 

2 comentários:

  1. Olá amigo, o motor Phantom 54Lbs consome 26A na velocidade 1, e na velocidade 5 cerca de 65A.
    10A é o consumo dos motorzinhos de 24~30Lbs na velocidade 1!
    Outro detalhe, baterias chumbo-ácidas não podem ser descarregadas mais do que 50% pois acaba sulfatando as placas internas, e jamais guarde bateria chumbo-ácida descarregada, é o mesmo que jogar no lixo! Manter elas sempre com carga plena, preferencialmente com carga lenta e com um carregador inteligente de flutuação, aí sim vc consegue 100% de carga!
    Abraço

    ResponderExcluir