segunda-feira, 19 de abril de 2010

De volta pra casa....

Pôr do sol em Salesópolis


Uma noite e tanto


Supresas, sempre surpresas, esta é a rotina para quem explora lugares inóspitos.

Antes, de mais nada, vejam abaixo a rota da nevagação realizada:


Observação importante: Em alguns mapas podem ver que eu naveguei sobre a terra, na verdade não foi sobre a terra, estava tudo alagado!


Rota realizada



Close da rota





Como mostrado nas imagens acima pode-se perceber que passei por cima da ilha, sim, por cima da ilha, mas que ilha ? a ilha estava submersa, a represa subiu mais de 5 metros e tornou a viagem um tanto quanto cansativa.



Com as constantes chuvas até mesmo a estrada que une os dois lados da represa sumiu, desapareceu! me obrigando a remar sete horas seguidas, sem ter como descansar, cerca de 13 quilômetros de distância.



O embarque foi feito as 18:00 hs ceu estrelado, na verdade era como se eu estivesse vendo milhares de pontos brancos, que infelizmente não sairam na foto, a lua estava linda, um filetinho de lua na verdade.



A remada ocorreu de forma tranquila até eu chegar no ponto da ilha e ver que ela não estava mais la, ou melhor, estava sim, mas totalmente submersa, foi ai que decidi ir até a borda da represa, mas outro problema ocorreu, pois estava tão cheio que tudo o que eu via nas margens eram árvores submersas, eu não tinha como desembarcar.





Visão predominante nas margens da represa


O frio !



O projeto era desembarcar na ilha, colocar o macacão térmico, acender o fogareiro e jantar, mas como falei não tinha como e nem onde desembarcar, ja era por volta de 22:30hs e eu de camiseta regata e bermuda, molhado, temperatura de 14 graus celsius, sem ter como me trocar, a cada remada um pouco de água era jogado em mim, aumentando ainda mais a sensação do frio, alguns sinais de hipotermia começaram a aparecer, era necessário fazer alguma coisa, o vento estava forte, foi ai que decidi me abrigar no meio dos galhos onde amarrei o caiaque em uma árvore e descansei um pouco. Foi nesse momento que vi algo mexendo no mato, um vulto, uma pessoa com uma espécie de ponche, aparentando idade, mas estava longe, não tinha como chegar la... ele falou comigo a distancia e perguntou se eu ja tinha pescado algo, expliquei que estava com frio e não tinha sequer tentado pescar. tentei me aproximar da margem, mas não dava, os galhos eram cortantes e ele perguntou o que eu faria, falei que retornaria ao carro, mas ainda faltavam tres milhas, foi ai que ele jogou um saco plástico na água e eu peguei com o remo, eram cigarros de palha, ele falou: Leva, vai dar boa sorte, entrou no mato e sumiu... acendi um e me pus a remar, juro por tudo de mais sagrado que se ele não tivesse jogado o saquinho plastico eu iria pensar que estava delirando...



A volta



Setei o GPS para rumar até o carro, mas era impossível remar e olhar o gps, mas fui remando e a distancia diminuindo, estranhei, pois onde era para estar as luzes estava tudo escuro, continuei remando, foi ai que percebi que ja havia passado do ponto, quando olhei no GPS, havia passado 0,4 milhas, voltei e finalmente encontrei o carro...







Sensação de desiquilibrio



A sensação mais estranha do mundo foi na hora de descer do caiaque, as pernas trêmulas, boca roxa, desci do caiaque, e ao ficar de pé, tontura, fui pro chão! me recuperei, fui pro carro, liguei o ar quente, me sequei e troquei de roupa!

Esperei alguns minutos, escuridão total, carreguei o carro ( isso no escuro total é muito dificil ), e fui embora...

Resumo: Nunca espere o frio para se trocar,se existe a chance de esfriar, ja saia aquecido, você pode não ter a chance de trocar de roupa!

O que eu não deveria ter feito: Voltar para SP de madrugada, o sono bateu forte, foi duro voltar, deveria ter dormido em algum hotel por la!

Experiencia nota 10!

Câmbio, desligo!

4 comentários:

  1. Quanta coragem! E mais uma lição de vida para registrar né? Tenho certeza que aprendeu muito mais do que simplesmente se agasalhar antecipadamente... ;)
    é isso aí! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. fazer essa trup black-trunck mais cedo,durante o dia ....derrepente rola até um mergulho pra registrar o fundo da lagoa.....pode-se encontrar coisas incriveis,muita historia escondida nas profundezas.
    Parabens pela sua dedicação .

    ResponderExcluir
  4. É...entre um gole e outro, alguns detalhes passaram... Lendo aqui, fiquei ainda mais impressionada com a história...
    E que venham mais aventuras!!!

    ResponderExcluir