segunda-feira, 19 de julho de 2010

Passaúna

Invertendo os planos...



Eu havia pensado em ir primeiro para a represa Billings, mas devido a oportunidades ( excelentes ) vou inverter os papéis, vou primeiro para Passaúna, depois para a Billings, afinal, estou trabalhando quase todos os sabados e domingos...

Pelo que consegui ver, a represa de Passauna é uma área protegida, mas mesmo assim a pesca é realizada...

"...Originalmente apahuna, o nome indígena foi sendo modificado até chegar a passaúna, que pode ser traduzido por "homem negro". Inaugurado em 1991, o parque nasceu para preservar a qualidade da água da represa do Rio Passaúna, considerada como interesse de proteção ambiental desde 1980 e responsável por parte do abastecimento de água para a população curitibana.


No parque, a principal atração é o mirante de 12 metros de altura. Localizado no alto de um morro à beira da represa, à 60 metros do nível do lago, propicia uma visão privilegiada das águas mansas, da exuberância da mata e do vizinho Município de Campo Largo. Ao longe, avistam-se as chaminés das antigas olarias: Alberto Klemtz, Isfer, Baggio e Santa Rosa, que encerram em suas sólidas construções parte da história de Curitiba.

A trilha ecológica, com 3,5 km de extensão, junto ao lago e em meio ao bosque, percorre caminhos com pontes de madeira, recantos com churrasqueiras, ancoradouros para pescarias e acesso às antigas olarias.

O Passaúna, localizado na parte oeste de Curitiba, a 12 km do centro da cidade, representa não só uma área protegida por decreto como APA – Área de Proteção Ambiental, como uma grande opção de lazer...."


 A travessia


 Pelo que pude constatar a represa é de águas tranquilas, porém o vento bate forte, o que certamente vai atrapalhar um pouco, mas não tem problema, afinal estarei la para remar e testar minhas rotas, o percurso total será de 12,46 Milhas Nauticas, ou se preferirem 23,08 quilometros, mas é claro, isso se for EXATAMENTE como planejei, ou seja, vai acabar sendo algo por volta de 26 KM mesmo.
Depois da experiência de Salesópolis, eu, por precaução enviei um e-mail para a prefeitura de Curitiba como  plano de navegação e minhas intenções, ja se passou uma semana e não me responderam, ou seja, eu vou e pronto, mesmo porque no próprio site da prefeitura diz que la pode pescar, embora na margem da represa existam placas indicando que não pode pescar, mas que seja, eu não vou pescar, sequer estarei portando material de pesca.
Imagino que eu va demorar 7 a 8  horas entre ida e volta, isso sem realizar nenhuma parada,  a ideia é inicar as 07:30 e terminar as 16:30 no máximo, represa a noite é punk ( vide Salesópolis )

Vai ser realmente interessante, a represa parece muito bonita, vi só um pedacinho dela quando estive la, ânimo total, estarei levando comigo um novo acessório, um canivete lindo maravilhoso da Victor Inox, que ganhei e sei que vai ajudar bastante... E o principal é que dessa vez, ao invés de voltar e ficar em casa sozinho, eu e meus braços doloridos, voltarei e ficarei ao lado de uma pessoa, que sinceramente espero que tenha vindo para ficar, Adoro, simples ! E como prêmio, a noite, uns submarinos, sim, em plena segunda-feira, Fabi, linda, obrigado viu ?

Câmbio, desligo!

Um comentário:

  1. Fiquei sem graça agora....
    Se depender de mim, vou ficar com vc pra sempre viu?!?!
    Bjo meu anjo!
    Te adoro mto
    Fabi

    ResponderExcluir